Sumário executivo

ES.1    Antecedentes e finalidade

Este documento responde aos requisitos de relatórios do Título VI do Departamento de Transportes de Massachusetts (MassDOT) 2022 para a Organização de Planejamento Metropolitano (MPO) da Região de Boston. Como subrecipiente de financiamento federal tanto da Federal Transit Administration (FTA) quanto da Federal Highway Administration (FHWA) por meio do MassDOT, a MPO é obrigada a cumprir a orientação de direitos civis dessas agências para MPOs - os requisitos de relatório trienal da FTA sob o Título VI do Lei dos Direitos Civis de 1964 e os requisitos de relatórios anuais da FHWA sob seu programa Título VI/não discriminação.

 

As autoridades que sustentam as orientações da FTA e FHWA incluem o seguinte:

 

 

Tanto a FTA quanto a FHWA exigem que a MPO cumpra esses mandatos de direitos civis implementando um Programa de Direitos Civis e monitore e relate regularmente os esforços do programa. Os esforços de conformidade do MPO são cumpridos em seu programa de Equidade de Transporte (TE), que inclui atividades de conformidade com os direitos civis. O programa TE mais amplo trabalha para envolver e melhorar os resultados de transporte para populações tradicionalmente mal atendidas e sobrecarregadas, coletivamente chamadas de populações TE: populações minoritárias, populações de baixa renda, pessoas com proficiência limitada em inglês, pessoas com deficiência, idosos e jovens.

 

O relatório reflete os esforços de conformidade do Título VI da MPO desde julho de 2021, conforme solicitado pelo MassDOT. Esses esforços são críticos não apenas porque cumprem os regulamentos federais, mas também porque são práticas sólidas de planejamento de transporte que promovem a visão da MPO de fornecer acesso equitativo ao transporte e envolvimento significativo em seu processo de tomada de decisão para todos os residentes na região, independentemente de seus antecedentes.

 

ES.2    Requisitos gerais de relatórios

Os seguintes requisitos gerais de relatórios estão incluídos neste relatório:

 

 

ES.3    Requisitos de relatórios relacionados às práticas de planejamento da MPO

 

ES.3.1 Perfis demográficos

Os perfis demográficos são uma coleção de mapas e tabelas que mostram as localizações e concentrações de populações protegidas na região de Boston. A MPO inclui perfis demográficos para populações minoritárias, pessoas com proficiência limitada em inglês e pessoas com deficiência - bem como outras populações cobertas incluídas entre as populações TE da MPO, pessoas com deficiência, idosos (com 75 anos ou mais) e jovens (17 e mais jovem).

 

ES.3.2 Mapas demográficos e gráficos de distribuição de recursos

Mapeamento geográfico de projetos TIP

Este mapa mostra a distribuição geográfica de projetos do Programa de Melhoria do Transporte (TIP) nos anos fiscais federais (FFYs) 2023–27 — tanto projetos financiados-alvos quanto não-alvo — sobrepostos na distribuição de populações minoritárias e de baixa renda na região de Boston.

 

Análise de financiamento de investimentos do TIP

Esta análise compara a distribuição do financiamento discricionário (ou “alvo regional”) da MPO alocado às populações de TE com sua respectiva parcela da população regional. Abrange os últimos cinco ciclos do TIP, FFYs 2019–23 até FFYs 2023–27. Os resultados mostram que a porcentagem de financiamento alocada para a população minoritária tem sido consistentemente menor do que a porcentagem de sua população na região de Boston. As outras populações TE receberam aproximadamente o mesmo percentual de financiamento em comparação com sua respectiva parcela da população na região.

 

Análise dos investimentos em transporte público do TIP

Esta análise examina a distribuição de fundos estaduais e federais, de forma agregada, para passageiros de minorias e de baixa renda para projetos de transporte público e a compara com a de passageiros não pertencentes a minorias e de baixa renda, respectivamente. Abrange os últimos cinco ciclos do TIP, FFYs 2019–23 até FFYs 2023–27.

 

Nos últimos cinco anos, o financiamento para investimentos em trânsito de todas as fontes, incluindo os fundos-alvo da MPO, atingiu o pico no TIP dos anos fiscais de 2019–23 para todas as populações e depois diminuiu. Entre os fundos-alvo, o montante de financiamento alocado para minorias e populações de baixa renda por pessoa tem sido consistentemente menor do que para as populações não minoritárias e não de baixa renda, respectivamente; no entanto, essa diferença diminuiu nos últimos anos. Esse também foi o caso de todos os investimentos em transporte público feitos na região de Boston.

 

Análise de investimentos do programa de trabalho de planejamento unificado (UPWP)

A cada ano no UPWP, a MPO produz uma avaliação geográfica da distribuição dos estudos financiados pela MPO. Ele cita quais comunidades da região foram objeto desses estudos, bem como a parcela de populações de baixa renda e minorias nessas comunidades. Os resultados podem ser encontrados no Apêndice G. No geral, não parece haver um padrão claro entre o número de estudos e a porcentagem de residentes de um município que são minoria ou de baixa renda, ou que têm proficiência limitada em inglês. Boston, por exemplo, foi objeto de 60 estudos desde 2010 e está entre os maiores percentuais dessas populações. Em contraste, Randolph, onde 73,4 por cento da população é minoria, tinha apenas seis estudos.

 

ES.3.3 Análise dos investimentos do sistema MPO: Identificando e abordando impactos diferentes

Plano de Transporte de Longa Distância (LRTP), Título VI e análises de justiça ambiental

A MPO analisa os projetos, em conjunto, que são propostos em seu LRTP para identificar impactos potenciais – chamados de impactos díspares – para populações minoritárias e ônus desproporcional para populações de baixa renda. Em 2020, a MPO adotou sua Política de Impacto Disparado e Carga Desproporcional (DI/DB) que estabelece limites para determinar se uma coleção de projetos causaria impactos díspares e/ou cargas desproporcionais. O mais recente LRTP da MPO, Destination 2040, avaliou esses impactos, usando várias métricas relacionadas à acessibilidade, mobilidade e qualidade do ar. A análise constatou que o LRTP não causaria impactos díspares ou encargos desproporcionais.

 

Programa de Melhoria de Transporte (TIP), Título VI e análises de justiça ambiental

As análises do Título VI e JE do TIP avaliam quais populações TE provavelmente serão atendidas ou impactadas por projetos regionais financiados por alvos programados no TIP. Existem várias análises que fornecem essa visão:

 

 

ES.3.4 Engajamento público: Identificando necessidades de mobilidade

O engajamento público significativo e equitativo é fundamental para o planejamento e a tomada de decisões da MPO. A abordagem de engajamento da MPO é centrada no desenvolvimento de fortes relacionamentos com os membros da comunidade, particularmente grupos e organizações que representam as populações do Título VI e EJ que historicamente têm sido subrepresentadas no processo de planejamento.

 

Existem várias maneiras pelas quais a MPO identifica as necessidades de transporte. Uma delas é através da Avaliação de Necessidades em curso para o LRTP, que apoia o desenvolvimento de programas e projetos de investimento no LRTP. As necessidades expressas pelo público durante uma ampla gama de atividades de envolvimento são catalogadas na Avaliação de Necessidades, e todos os feedbacks e comentários são organizados em áreas temáticas. Eles são ainda agrupados por marcas de equidade (como questões de transporte relacionadas a populações minoritárias ou pessoas com proficiência limitada em inglês).

 

Outra via é o Plano de Transporte de Serviços Humanos e Trânsito Público Coordenado da MPO (Plano Coordenado). Uma das principais funções do plano é identificar necessidades de transporte não atendidas para idosos e pessoas com deficiência na região de Boston por meio de amplo envolvimento público e identificar estratégias e ações para atender a essas necessidades. O engajamento público para o Plano Coordenado é feito em conjunto com a Avaliação de Necessidades para garantir que a contribuição de idosos e pessoas com deficiência informe as decisões do LRTP.

 

Vários outros exemplos ilustram especificamente como o envolvimento do público é facilitado por meio do processo de planejamento da MPO. Um deles é o processo abrangente de engajamento público realizado entre 2018 e 2022 para desenvolver a Política LRTP DI/DB. No centro estava um grupo de trabalho das partes interessadas convocado com o objetivo principal de orientar a decisão da MPO sobre a definição dos valores dos três limites incluídos na Política DI/DB. Outra foi em 2021, quando a equipe realizou uma extensa pesquisa e engajamento público, com foco na obtenção de contribuições de populações e comunidades desfavorecidas, para atualizar os critérios para o processo de seleção do projeto TIP. Um exemplo final está nos estudos e assistência técnica financiados pela MPO. A equipe se esforça para incluir a coleta de dados qualitativos por meio da participação significativa da comunidade em todos os estudos, especialmente aqueles que têm foco na equidade ou envolvem comunidades onde há uma alta parcela de populações EJ ou Título VI.

 

ES.3.5 Coleta de dados, relatórios e análises

A equipe da MPO coleta dados demográficos sobre Título VI, EJ e outras populações sem discriminação principalmente do Censo Decenal (DC) e da Pesquisa da Comunidade Americana (ACS). A equipe coleta novos dados a cada ano, quando novos conjuntos de dados são lançados. Eles são usados em análises relacionadas à equidade no Programa TE, incluindo o Plano de Assistência ao Idioma, e análises de Título VI e EJ para o LRTP e TIP, entre outras análises para o Programa TE.

 

A MPO mudou para análises que se concentram na compreensão dos impactos do projeto nas populações de TE, em vez de assumir que as pessoas que moram perto de um projeto se beneficiarão dele. Para fazer isso, a equipe também coleta uma variedade de dados relacionados ao transporte, como dados de acidentes, dados de mudanças climáticas e dados de qualidade do ar por meio de outros programas da MPO, e esses dados são compartilhados com o Programa TE. O novo Programa de Dados da MPO também facilitará uma abordagem mais abrangente para o gerenciamento de dados em toda a agência. Da perspectiva do Programa Título VI, isso ajudará a garantir a consistência na forma como os dados são coletados e usados pela equipe da MPO, bem como permitirá que o programa capitalize conjuntos de dados emergentes, demográficos e outros, e ferramentas de análise.